Obras-Primas do Cinema apresenta: "Os 12 Macacos".Após o sucesso comercial de "O Pescador de Ilusões", Terry Gilliam surpreende com "Os 12 Macacos", uma obra-prima da ficção-científica sobre viagem no tempo que conta com efeitos visuais incríveis e atuações inesquecíveis de Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt. Contemple este clássico do cinema que passou por uma incrível restauração em 4K em uma edição de colecionador inédita no Brasil e mais de 2 horas de materiais especiais, que está em PRÉ-VENDA no site, Colecione Clássicos.
Inspirado no clássico curta-metragem de Chris Marker, "La Jetée (1962)", e roteirizado pela indicada ao Oscar® de Melhor Documentário em 1980, Janet Peoples (por "The Day After Trinity") e pelo indicado ao Oscar® de Melhor Roteiro Original em 1993, David Peoples (por "Os Imperdoáveis"), e indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante ( para Brad Pitt) e Melhor Figurino (para Julie Weiss), "Os 12 Macacos" ("12 Monkeys") é dirigido pelo indicado ao Oscar® de Melhor Roteiro Original em 1986, Terry Gilliam (por "Brazil - O Filme") e estrelado por Bruce Willis ("Duro de Matar") como James Cole; Madeleine Stowe ("O Último dos Moicanos") como Kathryn Railly; Joseph Melito ("Olhos Abertos") como Jovem James Cole; Joey Perillo ("Sob o Domínio do Mal") como Detetive Franki; pelo ganhador do Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 2020, Brad Pitt (por "Era Uma Vez Em... Hollywood") como Jeffrey Goines; pelo ganhador do Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 2012, Christopher Plummer (por "Toda Forma de Amor") como Dr. Leland Goines; Michael Chance ("Rota 666 - A Estrada da Morte") como Scarface; Vernon Campbell ("O Lutador") como Tiny; David Morse ("À Espera de um Milagre") como Dr. Peters; Christopher Meloni (da série de TV "Lei & Ordem") como Tenente Halperin; Simon Jones ("O Guia do Mochileiro das Galáxias") como Zoologista; Bill Raymond ("Jovem Outra Vez") como Microbiologista; Bob Adrian ("Homem-Aranha: De Volta ao Lar") como Geologista e H. Michael Walls ("Universal Signs") como Botânico.
"Cole (Willis) chega a um hospital psiquiátrico, afirmando ser um viajante no tempo, vindo do ano de 2035. Sua missão: salvar a humanidade de um vírus mortal que vai devastar a população no futuro. Uma bela psiquiatra (Stowe) inicialmente considera Cole alucinado, mas logo junta-se a ele numa aventura que os levará aos limites da compreenção humana. Na busca para desvendar o segredo dos 12 macacos, seu caminho se cruza com um doente mental (Pitt) e um renomado cientista (Christopher Plummer). Em pouco tempo, Cole começa a questionar sua própria sanidade no caótico mundo, que oferece muitas perguntas, mas poucas respostas."
"Os 12 Macacos" foi lançado nos cinemas nos Estados Unidos em 29 de dezembro de 1995, e em 22 de março de 1996 no Brasil.
Considerado um dos marcos do movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório próprio dos anos sessenta, Nouvelle Vague ("Nova Onda") e do cinema inspirando gerações de cineastas, e considerado um dos melhores curta-metragem de todos os tempos, "A Pista" ("La Jetée") é realizado por Chris Marker ("Sem Sol") e estrelado por Jean Négroni ("Hunter Will Get You") como Narrador; Hélène Châtelain ("Nestor Makhno: Camponês da Ucrânia") como a mulher; Davos Hanich ("O Fundo do Ar é Vermelho") como o homem; Jacques Ledoux ("Hot and Naked") como Experimentador; Ligia Branice ("Atrás dos Muros do Convento") como Mulher do Futuro; Janine Kleina ("Statues") como Mulher do Futuro e William Klein ("O Trem do Inferno") como o homem do futuro.
"Num futuro pós-guerra nuclear, um homem com uma recorrente imagem da infância de uma misteriosa e bela mulher é submetido à experiência de viagem no tempo por meio de drogas como esperança de encontrar no passado um meio de salvar a espécie humana. Mas lá ele encontrará mais do que isso."
"A Pista" foi lançado em 16 de fevereiro de 1962 na França.