Dia do Orgulho Geek


O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que teve origem na Espanha em 2006 com o "Dia del Orgullo Friki", e defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e se espalhou pelo mundo através da internet.

A data, 25 de Maio, foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o "Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança", em 25 de maio de 1977.


O filme recebeu onze (11) indicações no Oscar® de 1978, de Melhor Filme para Gary Kurtz; Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor para George Lucas; Melhor Ator Coadjuvante para Alec Guiness; e venceu sete (7), Melhor Trilha Sonora para John Williams; Melhor Som para Don MacDougall, Ray West, Bob Minkler e Derek Bal; Melhor Direção de Arte para John Barry, Norman Reynolds, Leslie Dilley e Roger Christian; Melhor Figurino para John Mollo; Melhor Edição para Richard Chew, Paul Hirsch e Marcia Lucas; Melhores Efeitos Visuais para John Stears, John Dykstra, Richard Edlund, Grant McCune e Robert Blalack e o Prêmio Especial de Melhor Edição de Som para Ben Burtt.

Além do indicado o elenco conta com Mark Hamill ("Brinquedo assassino"); o indicado ao Oscar® de Melhor Ator em 1986, Harrison Ford (por "A Testemunha"); Carrie Fisher ("Mapas para as Estrelas"); Kenny Baker ("Star Wars: O Despertar da Força"); Anthony Daniels ("Star Wars: A Ascenção Skywalker"); Robert Clarke ("Nota Máxima"); Peter Cushing ("Top Secret! - Superconfidencial"),o fisiculturista David Prowse (mais conhecido por retratar Darth Vader na trilogia original) e Peter Mayhew (O Chewbacca).


"Dezenove anos após a formação do Império, Luke Skywalker entra na luta da Aliança Rebelde quando encontra Obi-Wan Kenobi, que viveu durante anos isolado no planeta deserto de Tatooine. Obi-Wan inicia o treinamento Jedi de Luke, quando Luke junta-se a ele em uma ousada missão para resgatar a bela Princesa Leia, líder dos Rebeldes, das garras de Darth Vader e do terrível Império."


"Guerra nas Estrelas - Episódio IV: Uma Nova Esperança" estreou 25 de Maio de 1977 nos EUA e em 30 de Janeiro de 1978 no Brasil.


No mesmo dia é celebrado o Dia da Toalha, uma homenagem dos fãs ao autor da série denominada "Trilogia de cinco livros", do escritor Douglas Adams.


Adaptado em para o cinema em 2005 "O Guia do Mochileiro das Galáxias" ("The Hitchhiker's Guide to the Galaxy") foi dirigido na época pelo estreante em longa-metragem Garth Jennings e estrelado por Martin Freeman ("Pantera Negra"); Zooey Deschanel ("O Mistério de Stella"); Mos Def ("Sem Direito a Resgate"); o vencedor do Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 2018, Sam Rockwell (por "Três Anúcios Para Um Crime"); Bill Nighy ("Pokémon: Detetive Pikachu"); Anna Chancellor ("Por Amor ou por Dinheiro"); o duas vezes indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante, John Malkovich, em 1985 (por "Um Lugar no Coração") e em 1994 (por "Na Linha de Fogo"); Alan Rickman ("Alice Através do Espelho") e Warwick Davis ("Malévola: Dona do Mal").


"Arthur Dent está tendo um péssimo dia. Sua casa vai ser demolida, ele descobre que seu melhor amigo é um extraterrestre, e para piorar, fica sabendo que o planeta Terra está prester a ser demolido para dar passagem a uma auto-estrada hiperespacial. Sua única chance de sobreviver é pegar carona numa nave espacial de passagem. Agora o aprendiz de viajante espacial aprende coisas extraordinárias, descobre o significado da vida, e que tudo o que ele precisa saber está no livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias."


"O Guia do Mochileiro das Galáxias" estreou em 29 de Abril de 2005 nos EUA e em 3 de Junho de 2005 no Brasil.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato