Duna | O cult de David Lynch


  Apesar de ter recebido a indicação ao Oscar® de Melhor Mixagem de Som (para Bill Varney, Steve Maslow, Kevin O'Connell e Nelson Stoll) em 1985, a versão de "Duna" ("Dune") escrita e dirigida pelo quatro vezes indicado ao Oscar®, David Lynch, em 1981 de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado (por "O Homem Elefante"), e mais duas de Melhor Direção, em 1987 (por "Veludo Azul"), em 2002 (por "Cidade dos Sonhos") e recebebndo o Oscar® Honorário em 2020 pelo Conjunto da Obra, com roteiro baseado no romance de Frank Herbert, teve recepção geralmente negativas por parte da mídia especializada e dos fãs do universo de Duna.

 O filme é estrelado por Kyle MacLachlan (em sua estreia no cinema) como o jovem nobre Paul Atreides; Francesca Annis ("Revólver") como Lady Jessica Atreides; Jürgen Prochnow ("Um tira da pesada 2") como Duque Leto Atreides; Kenneth McMillan ("Os Três Fugitivos") como Barão Vladimir Harkonnen; Sean Young ("Blade Runner 2049") como Chani; Virginia Madsen (da série de TV "Monstro do Pântano") como Princesa Irulan Corrino; pelo quatro vezes indicado ao Oscar® de Melhor Canção Original, Sting, em 2017 (por "Jim: A História de James Foley"), em 2004 (por "Cold Mountain"), em 2002 (por "Kate & Leopold") e em 2001 (por "A Nova Onda do Imperador") como Feyd-Rautha Harkonnen; pelo o duas vezes indicado ao Oscar®Max von Sydow, em 2012 de Melhor Ator Coadjuvante (por "Tão Forte e Tão Perto") e de Melhor Ator em 1989 (por "Pelle, o Conquistador") como Liet-Kynes; Alicia Witt ("Vanilla Sky") como Alia Atreides; Patrick Stewart ("X-Men: O Filme") como Gurney Halleck; pelo indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 1989Dean Stockwell (por "De Caso com a Máfia") como Dr. Wellington Yueh; pelo indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 1976Brad Dourif (por "Um Estranho no Ninho") como Piter De Vries; pelo ganhador do Oscar® de Melhor Ator em 1951José Ferrer, (por "Cyrano de Bergerac") como Padishah Imperador Shaddam IV; pela ganhadora do Oscar® em 1984Linda Hunt (por "O Ano em que Vivemos em Perigo") como Shadout Mapes; Silvana Mangano ("Semeando a Ilusão") como Reverenda Madre Ramallo; Ernesto Laguardia ("Ladrões de Túmulos") como Vítima do barão Harkonnen; Freddie Jones ("O Homem Elefante") como Thufir Hawat; Richard Jordan ("A Caçada ao Outubro Vermelho") como Duncan Idaho; Everett McGill ("A Hora do Lobisomem" / "Bala de Prata")como Stilgar; Jack Nance ("Veludo Azul") como Nefud; Siân Phillips ("Adeus, Mr. Chips") como Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam; Paul L. Smith ("O Expresso da Meia-Noite") como Raban a besta; Danny Corkill ("O Rochedo de Gibraltar") como Orlop; Honorato Magaloni ("007 - Permissão para Matar") como Otheym; Judd Omen ("Amanhecer Violento") como Jamis; Molly Wryn ("Sudamerica, matar o morir") como Harah; Leonardo Cimino ("O Falcão Está à Solta") como Médico do Barão; Angélica Aragón ("Caminhando nas Nuvens") como Irmã Bene Gesserit; Miguel Cane ("Veneno Para As Fadas") como Pequeno garoto Fremen; Humberto Elizondo ("Bandidas") como Czigo; James Mathers ("Doce Verão dos Meus Sonhos") como Garoto Fremen; Ramón Menéndez ("Ambição") como Kinet; Ana Ofelia Murguía ("Naufrágio") como Empregada do palácio; Claudia Ramírez ("Clube dos Sonhadores") como Garota Fremen; Julieta Rosen ("A Máscara do Zorro") como Empregada do palácio; Margarita Sanz ("Frida, Natureza Viva") como Empregada de Lady Jessica; Jacqueline Voltaire ("Na Mira da Corrupção") como Bit Part e Michael Bolton ("Neve Pra Cachorro") como Não creditado. O diretor  David Lynch faz uma participação como Trabalhador na especiaria.



 "Não procurem nos mapas do Universo, porque não aparece. Ele está além de seu conhecimento, muito além da sua imaginação...

Seis milhões de guerreiros se preparam para uma batalha desesperada na conquista do maior de todos os planetas do Universo... DUNA, o mundo do futuro.

Em 1985, um livro de ficção científica intitulado "DUNE", de Frank Herbert tornou-se a sensação literária da década relatando esta grande batalha interestelar entre as forças do Bem e as forças reunidas do Mal.

Este livro, que foi traduzido em 14 idiomas, magnetizou os leitores do mundo inteiro, ao delinear um extraordinário Universo do Futuro criando através de uma rara aventura uma petáfora na vida humana, onde o potencial do homem desenvolvido à sua ma´xima estância o impedele contra os mais profundos ataques do mal.

Agora, Dino de Laurentiis, o produtor de vários sucessos internacionais, como "Conan", "Barrabás", "King Kong", resolveu transformar o mundo do futuro na sua maior produção cinematográfica, para a Universal Pictures. O famoso cineasta escolheu David Lynch que já nos deu "O Homem Elefante", que lhe valeu uma indicação para o "Oscar", para diretor e roteirista. "Duna" a maior super-produção do cinema nos últimos tempos, com milhares de figurantes e elenco composto dos maiores nomes da cinematografia mundial, o espera."



 "Duna" estreou em Washington, DC, em 3 de dezembro de 1984, no Kennedy Center e foi lançado mundialmente nos cinemas em 14 de dezembro de 1984.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato