O quinto filme da franquia protagonizada pelo professor e arqueólogo "Indiana Jones e o Chamado do Destino" ("Indiana Jones and the Dial of Destiny") teve seu primeiro trailer revelado.
O primeiro filme da cinessérie que não é dirigido por Steven Spielberg nem com uma história escrita por George Lucas, é dirigido e coescrito pelo o duas vezes indicado ao Oscar®, James Mangold, de Melhor Roteiro Adaptado em 2018 (por "Logan") e de Melhor Filme em 2020 (por "Ford vs. Ferrari"), ao lado de Jez Butterworth e John-Henry Butterworth ("No Limite do Amanhã"), e conta com o retorno de Harrison Ford ("Jogos Patrióticos") reprisando seu papel como "Indiana Jones" e John Rhys-Davies ("Aquaman") como Sallah: Um amigo de Indiana Jones, que retorna a franquia após ter aparecido em "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981) e "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989). O elenco conta ainda com novos membros, que inclui Phoebe Waller-Bridge ("A Dama de Ferro"); pelo ganhador do Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes em 2012, Mads Mikkelsen (por "A Caça"); Thomas Kretschmann ("O Pianista"); Boyd Holbrook ("O Predador"); Shaunette Renée Wilson ("Pantera Negra"); pelo ganhador do Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes em 2012, Toby Jones (por "Detectorists") e pelo indicado ao Oscar® de Melhor Ator em 2020, Antonio Banderas (por "Dor e Glória").
"Um personagem icônico, muitas aventuras clássicas, um novo filme!"
"Indiana Jones e O Chamado do Destino" está programado para ser lançado nos cinemas do Brasil em 29 de junho de 2023, e no dia seguinte, 30 de junho de 2023, nos cinemas dos Estados Unidos.
O quarto filme da franquia, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" ("Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull") teve Steven Spielberg ("Jurassic Park - Parque dos Dinossauros") na direção, George Lucas ("Willow - Na Terra Da Magia") como argumentista e produtor, e é estrelado por Harrison Ford ("Guerra nas Estrelas") como Indiana Jones; Karen Allen ("Os Fantasmas Contra-atacam") como Marion Ravenwood; pela duas vezes ganhadora do Oscar®, Cate Blanchett, em 2005 de Melhor Atriz Coadjuvante (por "O Aviador") e em 2014 de Melhor Atriz (por "Blue Jasmine")" como Dra. Cel. Irina Spalko; Shia LaBeouf ("O Cobrador de Impostos") como Mutt Williams; Ray Winstone ("Rei Arthur") como George "Mac" McHale; o duas vezes indicado ao Oscar®, John Hurt, de Melhor Ator Coadjuvante em 1979 (por "O Expresso da Meia-noite") e de Melhor Ator em 1981 (por "O Homem Elefante") como Prof. Harold Oxley; pelo vencedor do Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante de 2002, Jim Broadbent (por "Iris") como Reitor Charles Stanforth; Igor Jijikine ("Fúria em Alto Mar") como coronel Dovchenko e Alan Dale ("Capitão América 2: O Soldado Invernal") como General Ross.
"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal mostra Indy (Harrison Ford) tentando vencer uma brilhante e bela agente (Cate Blanchett) para descobrir o místico e todo-poderoso crânio de cristal de Akator. Juntando-se a um rebelde motociclista (Shia LaBeouf) e sua espirituosa amada do filme original, Marion (Karen Allen), Indy leva você a uma aventura com muita ação, na empolgante tradição dos clássicos filmes de Indiana Jones!"
"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" estreou no Festival de Cannes de 2008, em 18 de maio de 2008, e foi lançado mundialmente em 22 de maio de 2008.
Vencedor do Oscar® em 1990 de Melhores Efeitos Sonoros (para Richard Hymns, Ben Burtt) e indicado em outras duas categorias: Melhor Som (para Ben Burtt, Gary Summers, Shawn Murphy, Tony Dawe) e de Melhor Trilha Sonora (para John Williams), o terceiro filme da franquia, "Indiana Jones e a Última Cruzada" ("Indiana Jones and the Last Crusade") é dirigido por Steven Spielberg ("E.T. O Extraterrestre") e baseado em uma história de George Lucas ("Caravana da Coragem: Aventura de Ewok") e estrelado por Harrison Ford ("Blade Runner, o Caçador de Andróides") como Indiana Jones; pelo vencedor do Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 1988, Sean Connery (por "Os Intocáveis") como Dr. Henry Jones; Alison Doody ("As Minas do Rei Salomão") como Dra Elsa Schneider; pelo indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 1989, River Phoenix (por "O Peso de Um Passado") como Jovem Indiana Jones; John Rhys-Davies (da aclamada trilogia "O Senhor dos Anéis" de Peter Jackson) como Sallah; Denholm Elliott ("Trocando as Bolas") como Marcus Brody; Julian Glover ("007 - Somente para Seus Olhos") como Walter Donovan; Michael Byrne ("Coração Valente") como Coronel Vogel; Kevork Malikyan ("O Vôo da Fênix") como Kazim e Robert Eddison ("A Cativa do Castelo") como Cavaleiro do Graal.
O lutador e dublê Pat Roach ("Willow – Na Terra da Magia"), que desempenhou três papéis nos dois filmes anteriores, fez uma pequena participação como o nazista que acompanha Vogel ao Zeppelin.
"Não há nada mais emocionante que tentar acompanhar os Jones em Indiana Jones e A Última Cruzada. Os inimigos nazistas de Indy estão de volta e seqüestraram seu pai, o professor Henry Jones Sr. (Sean Connery), para ajudá-los em sua busca do Santo Graal. Seguindo a pista da América até Veneza e aos desertos da Terra Santa, só depende de Indy (Harrison Ford) salvar seu pai, salvar o Graal e salvar o dia, nesta espetacular aventura de ação que a família inteira vai adorar."
"Indiana Jones e a Última Cruzada" estreou em 24 de maio de 1989 nos cinemas dos Estados Unidos, e chegou nos cinemas do Brasil em 18 de agosto de 1989.
O segundo filme da franquia e vencedor do Oscar® de Melhores Efeitos Visuais em 1985 (para Dennis Muren, Michael McAlister, Lorne Peterson, George Gibbs) e indicado ao Oscar® de Melhor Trilha Sonora (para John Williams), "Indiana Jones e o Templo da Perdição" ("Indiana Jones and the Temple of Doom") é dirigido por Steven Spielberg ("Tubarão"), com roteiro de George Lucas ("THX 1138"), Willard Huyck ("Howard, o Super-Herói") e Gloria Katz ("A Melhor Defesa É o Ataque") e estrelado por Harrison Ford ("O Fugitivo") como Indiana Jones; Kate Capshaw ("Chuva negra") como Willie Scott; Jonathan Ke Quan ("Os Goonies") como Short Round; Amrish Puri ("Gandhi") como Mola Ram; Roshan Seth ("Nunca Sem Minha Filha") como Chattar Lal; Philip Stone ("Laranja Mecânica") como Capitão Philip Blumburtt; Raj Singh ("A Vingança de Vijay") como Zalim Singh; D. R. Nanayakkara ("Resgate Implacável") como Shaman; Roy Chiao ("O Grande Dragão Branco") como Lao Che; David Yip ("007 - Na Mira Dos Assassinos") como Wu Han e Pat Roach ("Guerreiros de Fogo") como o superintendente Tugue nas minas.
O diretor Steven Spielberg, o corroteirista George Lucas, o produtor Frank Marshall, a produtora Kathleen Kennedy e o astro indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 1990, Dan Aykroyd (por "Conduzindo Miss Daisy") fazem participações especiais no aeroporto.
"Indiana Jones e O Templo da Perdição levará você para uma corrida de tirar o fôlego. Indy (Harrison Ford), seu pequeno parceiro Short Round (Ke Huy Quan) e a cantora de boate Willie Scott (Kate Capshaw) voam alto sobre o Himalaia, caem numa desesperadora perseguição num trole em alta velocidade e finalmente fazem uma arrepiante escapada de uma mina de escravos na Índia. Segure firme, que o maior herói de ação do mundo vai levar você em uma espetacular montanha-russa de aventura, que vai deixá-lo na maior tensão, com toda a certeza."
"Indiana Jones e o Templo da Perdição" foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 23 de maio de 1984, e chegou em 24 de agosto de 1984 nos cinemas do Brasil.
O primeiro filme da saga "Indiana Jones" e indicado a nove Oscar® em 1982, de Melhor Filme (para Frank Marshall), de Melhor Diretor, de Melhor Canção Original (para John Williams), de Melhor Fotografia (para Douglas Slocombe), dos quais ganhou quatro, de Melhor Edição de Som (para Michael Kahn), Melhor Som (para Bill Varney, Steve Maslow, Gregg Landaker e Roy Charman), de Melhor Direção de Arte (para Norman Reynolds, Leslie Dilley e Michael Ford), de Melhores Efeitos Visuais (para Richard Edlund, Kit West, Bruce Nicholson e Joe Johnston) e de Reconhecimento Especial a Ben Burtt e Richard L. Anderson pela Edição de Som; "Os Caçadores da Arca Perdida" ("Raiders of the Lost Ark") é dirigido pelo três vezes vencedor do Oscar®, Steven Spielberg, dois em 1994, de Melhor Diretor e Melhor Filme (por "A Lista de Schindler") e uma de Melhor Diretor em 1999 (por "O Resgate do Soldado Ryan"), com roteiro do quatro vezes indicado ao Oscar®, Lawrence Kasdan, duas de Melhor Roteiro Original, uma em 1984 (por "O Reencontro") e a outra em 1992 (por "Grand Canyon - Ansiedades de uma Geração") e duas em 1989, de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado (por "O Turista Acidental"), baseado em uma história do quatro vezes indicado ao Oscar®, George Lucas, duas em 1974, de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original (por "Loucuras de Verão") e mais duas em 1978, também de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original (por "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança") e pelo indicado ao Oscar® de Melhor Roteiro Adaptado em 1989, Philip Kaufman (por "A Insustentável Leveza do Ser") e estrelado pelor indicado ao Oscar® de Melhor Ator em 1986, Harrison Ford (por "A Testemunha") como Indiana Jones; Karen Allen ("Starman - O Homem das Estrelas") como Marion Ravenwood; Paul Freeman ("Amantes & Infiéis") como René Belloq; Ronald Lacey ("Guerreiros de Fogo") como o Mayor Toht; John Rhys-Davies ("O Julgamento do Incrível Hulk") como Sallah; pelo indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante em 1987, Denholm Elliott (por "Uma Janela para o Amor") como Dr. Marcus Brody; Wolf Kahler ("Mulher-Maravilha") como Coronel Dietrich; Alfred Molina ("Homem-Aranha: Sem Volta para Casa") como Satipo; George Harris ("Harry Potter e a Ordem da Fênix") como Simon Katanga; Anthony Higgins ("O Enigma da Pirâmide") como Major Gobler; Vic Tablian ("O Expresso da Meia-Noite") como Barranca e o "Homem Macaco"; Don Fellows ("Superman II: A Aventura Continua") como Coronel Musgrove e William Hootkins ("Batman" de 1989) como Major Eaton.
O produtor Frank Marshall, o ator Pat Roach ("Conan - O Destruidor"), que desempenha dois papeis (o Sherpa Gigante e o 1º Mecânico) e o supervisor de efeitos especiais, Dennis Muren, fazem uma participação especial.
"O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto."
"Os Caçadores da Arca Perdida" estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 12 de junho de 1981, e chegou em 25 de dezembro de 1981 nos cinemas do Brasil.