Recebido com críticas positivas pela crítica especializada "Uma História Americana" ("The Long Walk Home") é dirigido pelo vencedor do Urso de Ouro no 30º Festival Internacional de Cinema de Berlim em 1980, Richard Pearce (por "Heartland"), baseado em um roteiro sobre o boicote aos ônibus de Montgomery (1955–1956) por John Cork e um curta-metragem com o mesmo nome, produzido por estudantes da University of Southern California em 1988.
O drama é estrelado por pela vencedora do Oscar® de Melhor Atriz em 1981, Sissy Spacek (por "O Destino Mudou Sua Vida"); pela vencedora do Oscar® de Melhor Atriz Coadjuvante em 1991, Whoopi Goldberg (por "Ghost - Do Outro Lado da Vida"); Dwight Schultz ("Um Assassino Entre Nós"); pelo ganhador do Globo de Ouro de melhor ator em minissérie ou filme para televisão em 1997, Ving Rhames (por "Don King - O Rei do Boxe"); Dylan Baker ("Selma: Uma Luta pela Igualdade"); Erika Alexander ("Corra!"); Lexi Randall ("A Árvore dos Sonhos"); Richard Habersham ("Faça a Coisa Certa"); Jason Weaver ("Matadores de Velhinha"); Crystal Robbins ("A Fera do Rock"); Cherene Snow ("Cidade dos Anjos"); Chelcie Ross ("A Balada de Buster Scruggs"); Dan Butler ("O Silêncio dos Inocentes"); Philip Sterling ("A Morte do Incrível Hulk"); Schuyler Fisk ("A Babá"); Nancy Moore Atchison ("Tomates Verdes Fritos"); Haynes Brooke ("Contato") e Jim Aycock ("Tom E Huck - Em Busca do Grande Tesouro").
"A violência do preconceito racial causa um boicote aos transportes por parte da comunidade negra. A aristocrata Miriam (Sissy Spacek) decide, por conveniência, ajudar sua empregada Odessa (Woopy Goldberg). Porém seu marido Norman Thompson (Dwight Schultz) a proíbe. Mas, essa imposição faz com que as duas se unam ainda mais. A resistência pacífica que exercem é um retrato autêntico e comovente das mudanças que sacodem o mundo no fim da década de 50. É impossível não se emocionar."
"Uma História Americana" estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 21 de Dezembro de 1990 e em 12 de Abril de 1991 nos cinemas do Brasil.