O produtor e roteirista, Simon Kinberg, escreve e dirige "X-Men: Fênix Negra" ("Dark Phenix"), que é situado em 1992, dez anos após os eventos de "X-Men: Apocalipse".
O filme é parcialmente baseado nas HQs de Chris Claremont, e conta com os retornos de Sophie Turner (a Sansa Starke da série "Game of Thrones") como Jean Grey a Fênix Negra, James McAvoy ("Atômica") como Charles Xavier, Michael Fassbender ("Boneco de Neve") como Erik Magnus o Magneto, Jennifer Lawrence ("Operação Red Sparrow") como Raven Darkholme a Mística, Nicholas Hoult ("A Batalha das Correntes") como Hank McCoy o Fera, Evan Peters ("Paixão Obsessiva") como Pietro Maximoff o Mércurio, Tye Sheridan ("Jogador Nº 1") como Scott Summers o Ciclope, Alexandra Shipp ("Straight Outta Compton: A História do N.W.A") como Ororo Munroe a Tempestade, Kodi Smit-McPhee ("Alpha") como Kürt Wagner o Noturno, e a adição da atriz duas vezes indicada ao Oscar®, Jessica Chastain, uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante em 2012 (por "Histórias Cruzadas") e uma indicação de Melhor Atriz em 2013 (por "A Hora Mais Escura").
"Em X-Men: Fênix Negra, os X-Men enfrentam seu inimigo mais formidável e poderoso: um deles, Jean Grey. Durante uma missão de resgate no espaço, Jean é quase morta quando é atingida por uma misteriosa força cósmica. Quando ela volta para casa, essa força não só a torna infinitamente mais poderosa, mas muito mais instável. Lutando com essa entidade dentro dela, Jean desencadeia seus poderes de maneiras que ela não pode compreender nem conter. Com Jean fora de controle, e ferindo aqueles que ela mais ama, ela começa a desvendar a linha que mantém os X-Men juntos. Agora, com esta família desmoronando, eles devem encontrar uma maneira de se unir, não apenas para salvar a alma de Jean, mas para salvar nosso próprio planeta de alienígenas que desejam se armar com essa força e governar a galáxia."
"X-Men: Fênix Negra" estreia nos EUA em 7 de junho de 2019, no Brasil segue sem previsão.